"TEORIA" DO AMOR AO PRÓXIMO



  Vivemos em um tempo onde o "amor ao próximo" é algo em "extinção", na sociedade, e especialmente na igreja. Será que as nossas vidas cheias de tarefas, obrigações e trabalho, está nos prejudicando para vivermos esta verdade de Deus?
Antes de qualquer coisa não podemos deixar de falar que a Bíblia trata esse assunto como algo de sumo importância dentro do evangelho. Podemos citar alguns versículos: "Respondeu-lhes Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:37-39); Assim como: Romanos 13:8-10, 1 Coríntios 13:4-7; dentre outros.
Como já vimos, precisamos amar ao próximo, mas, o que é amor?
Se pesquisarmos nos dicionários encontraremos tantas definições, que passam por afeição, zelo, sentimento, paixão e muitas outras, mas nenhuma delas condizem com o que a Bíblia nos ensina; A caridade.
A caridade é um tipo de filantropia, sendo que a pessoa que à exerce não é notada por aquilo que faz, ou seja, não é de forma egoísta. Podemos dizer que é demonstrada por atitudes mútuas e recíprocas de suportação, benefício e verdade. 
Podemos concluir que sem amor ao próximo não há verdadeiro evangelho;"Pois quem não ama ao seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu"(1 João 4:19-20). Amor ao próximo não pode ser um dilema, mas uma verdade prática.


Christian Oliveira